segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Folclore Brasileiro


Durante do o mês de agosto, as professoras, podem integrar o conteúdo curricular com o folclore brasileiro, trabalhando em sala de aula, com lendas, cantigas, rimas, parlendas e adivinhações.
Em agosto temos um dos temas mais sugestivos para realizar um evento na escola: o floclore brasieiro. Quantas coisas maravilhosas podemos descobrir e criar com os nossos alunos, integrando conteúdos com atividades prazerosas e cheias de valor educativo.
Se a criança é criadora por exelência, por que insistimos em doutriná-la de tal forma que ela só consegue copiar? Por que não utilizamos a criatividade para a construção de conhecimento e de valores, bem como para dinamizar o processo de interação social?
A arte é, sem dúvida, uma porta aberta para a formação ampla, pois nela estão contidos elementos essencialmente humanos. Trabalhar com imaginação, emoção e as várias expressões da arte é infinitamente valioso.
O nosso folclore é cheio de lendas e de personagens mágicos que fazem parte da infância da criança brasileira: sacis, fadas, lobisomens. Quem nunca entrou neste mundo de fantasia e encanto?

                                                                

Nenhum comentário: