sexta-feira, 11 de junho de 2010

2010: o ano internacional da biodiversidade

[...]
Você é a biodiversidade. A maior parte do oxigênio que respira é proveniente do plâncton dos oceanos e das florestas frondosas de todo o mundo.
Provavelmente, as frutas e as verduras que comemos foram polinizadas por abelhas, e a água que bebemos faz parte de um grande ciclo global no qual estamos incluídos, assim como as nuvens, as selvas, as geleiras, os rios e todos os oceanos.
Sua alimentação depende quase que por completo das plantas e dos animais que nos rodeiam, desde os vegetais que nos proporcionam arroz e trigo até os peixes e a carne de animais de grande porte, além dos hostifrutigranjeiros. Seu corpo contém por volta de 100 bilhões de células e está conectado com tudo o que o rodeia no mundo exterior através de um maravilhoso e completo sistema imemorial. Compartilha seus átomos com todos os seres r elementos do mundo natural, é ancestral e inconcebivelmente jovem ao mesmo tempo. A biodiversidade é a vida. Sua vida é a biodiversidade, e a biodiversidade é você.
[...]
As atividades humanas dependem da bela e abundante diversidadedo mundo natural. A derrubada e a queima das florestas, a eliminação dos manguezais, o cultivo intensivo e o estresse produzido pela contaminação, a pesca predatória e os efeitos das mudanças climáticas estão destruindo a biodiversidade.
Fonte: IYB:2010@cbd.int
O que você pode fazer para ajudar?

Nenhum comentário: